Poupe dinheiro: obtenha um plano

Como se faz quando, como eu, não se vem de uma família de um milhão de dólares? Poupa-se dinheiro! Hoje, vamos partir da base do enriquecimento pessoal: como poupar dinheiro para ficar rico e ganhar liberdade financeira? Como se constrói um capital inicial quando não se tem nada? Basicamente, como ganhar mais dinheiro? Sem tretas, dou-lhe todas as dicas que funcionam.

Visualize o seu capital e a sua evolução

O meu primeiro conselho para lá chegar: antes de ganhar muito dinheiro, pare de gastar em excesso e comece a poupar. Tente acompanhar as suas despesas com um software de contabilidade. Nada de complicado: basta fazer uma tabela em Excel para visualizar as suas despesas e recibos. Guarde os recibos, classifique-os, faça gráficos. Isto permitir-lhe-á fazer relatórios semanais, mensais, trimestrais, para comparar facilmente a sua situação. Verá, não há nada parecido para o tornar consciente das suas despesas reais e reduzi-las. É também muito motivante ver na sua conta bancária que os seus esforços estão a dar frutos. Nenhum segredo: pequenas quantias ganham muito dinheiro!

Identificar áreas de poupança

A poupança é um hábito, um pequeno reflexo diário. Não há necessidade de gastar o seu tempo em cheapskates.com ou de recolher cupões para reabastecer a sua conta poupança. Sem se privar de tudo, tente encontrar as pequenas ou grandes despesas diárias que o fazem perder dinheiro. Por exemplo, 3 dicas:

  • Veja as suas subscrições. Todos fizemos uma assinatura para um ginásio, um canal de televisão, um jornal... Este serviço é realmente útil para si? Utiliza-o todos os dias, todas as semanas, todos os meses? Faça a si mesmo as perguntas certas e cancele as que já não precisa.
  • Não saia sistematicamente com o seu cartão bancário. Os cartões de crédito tornam o pagamento muito fácil, um pouco fácil demais na realidade. No final do dia, não sabe quanto gastou. Levante e pague com dinheiro. Isto far-lhe-á perceber quanto realmente gasta.
  • Pense no aluguer, não na compra. Precisa realmente de um berbequim diariamente? Um segundo carro? Um fato de 3 peças? Graças às plataformas de trocas entre particulares, é possível alugar ou pedir emprestado quase tudo.

Poupe a diferença, verá que não é insignificante! A riqueza pessoal vem de um efeito de bola de neve: pode começar do nada e aumentar gradualmente os seus rendimentos.

Reserve uma parte do seu salário

Assim que receber o seu salário, ponha de lado uma parte. Pode variar dependendo da quantia que recebe, mas mesmo uma pequena quantia conta. Pode estar a pensar que não ganha muito, que tem demasiadas contas a pagar para o retirar directamente do seu salário. Tomemos o exemplo de um salário de 1000 euros. Se receber 10% dele, são 100 euros, ou cerca de 3 euros por dia: o seu nível de vida não sofrerá. Será que isto ainda lhe parece inviável? Nunca mais ficará sem uma contribuição. Pense nos seus objectivos, pode atingi-los se for estratégico.

Invista o seu dinheiro!

Poupar é bom, fazer algo com as suas poupanças é melhor! Tenha em mente o seu objectivo: o dinheiro é um instrumento, não um fim em si mesmo. Este tipo de pensamento positivo dá-lhe uma mente rica. Acumular para "mais tarde" não é a escolha mais sábia. Como Keynes disse: "a longo prazo, estaremos todos mortos". O dinheiro também é feito para viver, para realizar os seus sonhos e projectos. Portanto, é preciso ganhar confiança, sair da sua zona de conforto e agir.