Como criar uma estratégia para enriquecer?

Ganhar dinheiro não é financiar... Ganhar dinheiro é desporto! Sim, porque alcançar a independência financeira é um pouco como o treino de pesos: é preciso um programa, um plano! E em vez de copiar o que se encontra na Internet, porque não criar a sua própria estratégia para se tornar rico. Vamos construir juntos um plano para ganhar dinheiro...

Ganhar dinheiro é como fazer exercício: é preciso um programa!

Como pensa que pessoas como Warren Buffet ou Michael Bloomberg se tornaram bilionários? Como David Swensen fez de Yale a segunda universidade mais rica do mundo com uma dotação de mais de 22 mil milhões de dólares? Todos eles tinham uma estratégia para ficarem ricos. Porque pensa realmente que os "ricos" são ricos por acaso? Bem, obviamente, há aqueles que herdam um império financeiro ou uma fortuna e há também aqueles que... ganham os Euromilhões. Mas muitas pessoas ricas, milionárias ou mesmo bilionárias foram bem sucedidas, começando do nada, sem dinheiro e sem família por trás. Passaram da pobreza à riqueza porque souberam enriquecer a partir do zero, seguindo um plano de acção.

Então porque não pode criar a sua própria? Complicado, pode perguntar? Nem por isso. Uma estratégia financeira "get-rich-quick" é antes de mais um programa de fazer dinheiro, e não uma estratégia financeira como a que se encontraria numa empresa ou numa grande estrutura privada. Portanto, mesmo que alguns elementos e passos sejam semelhantes, o seu plano financeiro pessoal será muito menos complexo. De facto, os factores em que se baseará serão muito menos numerosos. Além disso, para além de si e possivelmente membros da sua família, um método financeiro pessoal não envolverá mais ninguém, pelo que não haverá negociações com terceiros, ninguém para discutir as suas decisões, etc. Será o único responsável e também... o único responsável pelas suas decisões. Convencido? Então, vamos começar?

O que é a estratégia financeira?

A fim de implementar uma estratégia para se tornar rico, é preciso primeiro compreender o que é uma estratégia financeira.

O termo é utilizado principalmente no campo da economia empresarial. No entanto, a sua definição clássica pode ser alargada ao campo das finanças pessoais.

"A estratégia financeira reúne todos os processos, de uma entidade económica, que permitirão alcançar um objectivo financeiro numa temporalidade que se estende desde o médio até ao longo prazo. Para o efeito, serão utilizadas diferentes alavancas, nomeadamente os recursos atribuídos, os meios e as acções."

Ali, acho que é claro... por isso não há razão para insistir!

O valor de uma estratégia financeira pessoal

Se se interessar pela vida das pessoas, especialmente através das redes sociais, terá a impressão de que a vida das outras pessoas é, financeiramente, 100 vezes melhor do que a sua. Ir jantar fora, uma viagem romântica, móveis novos para a casa, comprar um carro novo... Mas quantas pessoas têm realmente finanças fortes o suficiente para se darem ao luxo de tudo isto sem enfraquecerem a sua vida diária? Por outras palavras, quantas podem dizer que quanto mais avançam na vida, mais dinheiro ganham? A maioria das pessoas - e obviamente quanto mais abaixo for a escala de rendimentos, mais verdade é que isto é verdade - têm estes pequenos prazeres, MAS à custa de outras coisas. Ao mesmo tempo, e se pudesse pagar todas as coisas que quer, SEM enfraquecer as suas finanças? Bem, ter uma estratégia para se tornar rico é também ter uma estratégia para ganhar dinheiro, e com isso quero dizer "mais dinheiro" que lhe permitirá ter esses pequenos prazeres sem sobrecarregar a sua vida quotidiana.

A riqueza é criada ao longo do tempo. Este tempo é mais ou menos longo, dependendo dos seus meios de partida, mas também da cultura de dinheiro que tem. O "curto prazo" não tem necessariamente o seu lugar. Tornar-se rico não é um sprint, mas sim uma maratona. No entanto, ao contrário de uma maratona, se o seu plano de acção para ganhar dinheiro estiver bem preparado, mais avançará e mais confortável será a sua situação financeira.

A este respeito, procurar independência financeira é como praticar desporto, sem um plano de treino, na melhor das hipóteses os seus resultados serão medíocres; na pior das hipóteses, causar-lhe-ão mais dor do que qualquer outra coisa. Sem um plano, sem um programa, estará a navegar às cegas, a tentar uma coisa e depois outra sem obter resultados reais.

Ter uma estratégia financeira pessoal irá fazer várias coisas por si:

  • Melhore o seu resultado final, ou seja, os ganhos que obterá.
  • Melhor enfrentar as despesas diárias, grandes compras e investir dinheiro para ganhar mais.
  • Saiba de onde começa e para onde vai, definindo objectivos financeiros precisos.
  • Permitem-lhe definir as diferentes etapas da sua viagem para a riqueza.
  • Acompanhe o seu progresso através destas etapas.

Como definir uma estratégia financeira

O seu plano para se tornar rico será baseado numa série de parâmetros e factores que terá em conta. Vejamos os mais úteis antes de os integrarmos na nossa estratégia global

Metas e objectivos

Este é o ponto de partida global da sua estratégia. Basicamente, este factor responde às perguntas: "Porque é que está a fazer isto?" e "Para que serve este dinheiro? Obviamente as respostas são tão múltiplas como as pessoas, mas é possível dividi-las em três grupos principais:

  • Pretende-se constituir poupanças preventivas ou de contingência, quer para um projecto específico (por exemplo, fazer uma viagem à volta do mundo durante um ano) ou para o futuro.
  • Deseja investir a fim de aumentar os seus rendimentos. Quer seja para fazer face às despesas ou para se tornar financeiramente livre, a ideia é simples: usar dinheiro para ganhar mais dinheiro.
  • Criar um projecto. Aqui, não é um projecto relacionado com poupanças (como a compra da sua residência principal) mas sim para criar um projecto que lhe permita ganhar um salário. É neste conjunto que iremos colocar, por exemplo, a criação de uma empresa.

Alavancas financeiras

Existem quatro pilares de autonomia financeira que lhe permitirão ganhar dinheiro (para além do seu emprego, se o tiver).

  • Salvar e utilizar os seus bens pessoais.
  • Investimento imobiliário.
  • Investimento financeiro.
  • Iniciar um negócio.

Estas quatro bases da liberdade financeira já foram discutidas num artigo anterior, remeto-vos para ele para mais informações.

Uma linha temporal

Cada passo do seu programa para se tornar rico deve ser localizado numa escala temporal. De facto, a sua gestão será diferente se tiver um objectivo de 3 ou 20 anos! Classicamente, definimos uma estratégia consoante se trate de curto, médio ou longo prazo. E em geral, quanto mais cedo começar e quanto mais tempo tiver à sua frente, melhores serão os resultados.

Como vimos na definição inicial, a visão a curto prazo não entra realmente na sua estratégia financeira pessoal. Ou apenas como uma acção a ser realizada (comprar uma acção, por exemplo). Portanto, ao criar o seu plano de acção, não precisa de se preocupar com nada específico... a menos que esteja a trabalhar numa alavanca que não domine de todo, caso em que precisará de um plano de acção muito mais detalhado que terá em conta vários outros factores que são necessários para o seu nível de competência.

Para além deste quadro particular, concentrar-se no médio prazo e, obviamente, numa estratégia financeira a longo prazo.

O factor de risco

Cada investimento tem um risco. Geralmente falando, quanto maior for o risco, maiores são os ganhos. Qualquer estratégia para se tornar rico deve, portanto, basear-se na consideração destes factores. Globalmente, o risco é definido em relação a uma escala de três níveis:

  • Risco baixo. Isto é o que se chama investimento seguro. Não existe o risco de perder o capital que se investe. O Livret A, por exemplo, é uma boa representação de um investimento sem risco.
  • Risco elevado. Aqui o seu investimento não é absolutamente seguro. O risco é, portanto, perder todo o seu capital. As acções da bolsa, por exemplo, são um bom exemplo deste nível de risco: se comprar 1.000 euros de acções da empresa X e esta entrar em falência, perde o seu dinheiro.
  • Risco médio. Este nível intermédio é frequentemente encontrado em produtos financeiros onde parte do capital é preservada, ou onde o capital pode ser perdido de acordo com regras específicas. Alguns fundos dentro do seguro de vida baseiam-se neste tipo de gestão de risco.

O factor de risco é uma área de finanças e investimento em si mesma. Seria demasiado complicado entrar aqui em detalhes. No entanto, deve saber que os riscos podem ser temperados por estratégias. Por exemplo, os produtos de alto risco podem ter este factor reduzido em função das escolhas de investimento e gestão que se fazem.

O nível de ganho

Quando se diz risco, também se diz ganho, ou seja, o que o seu plano financeiro pessoal lhe trará. Porque sim, o objectivo da sua estratégia é fazer-lhe ganhar dinheiro. Quer se trate de dividendos, ganhos de capital ou fluxo de caixa, dependendo do tipo de investimento, o seu sistema tem apenas um objectivo: implementar um método para ganhar dinheiro. E aqui estamos obviamente a falar do que lhe vai cair no bolso, depois de todos os custos e... impostos possíveis. Este número dar-lhe-á uma ideia do quanto pode esperar ganhar a longo prazo, aumentando o montante dos seus investimentos.

Há, evidentemente, muitos outros factores que poderíamos incorporar no nosso método "get rich quick". Contudo, a lista acima é mais do que suficiente para o que queremos criar: uma ferramenta simples para aprender a ganhar dinheiro.